facies argilosa - определение. Что такое facies argilosa
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое facies argilosa - определение

COMPOSTO À BASE DE ROCHA MACIA, USADO FREQUENTEMENTE PARA ESCULTURA.
Argila amarela; Argilas; Argilosa
  • Trabalhando '''argila''', vulgarmente chamada barro, na [[Roda de Oleiro]].

fácies         
sf (lat facies)
1 Primeiro aspecto.
2 Aparência.
3 Conjunto de caracteres exteriores que distinguem um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
4 Geol Conjunto de caracteres litológicos e paleontológicos de uma unidade estratigráfica; o próprio grupo de estratos caracterizado: Fácies arenífera, Fácies carbonífera etc.
5 Geol Caráter distintivo de uma rocha ígnea.
6 Med Diferentes alterações da fisionomia no estado de doença. Obs.: Não se justifica o uso desta palavra no gênero masculino.
Fácies         
Denomina-se fácies ao conjunto de rochas com determinadas características distintivas, quer paleontológicas (fósseis) quer litológicas, considerando qualquer aspecto composicional, químico ou mineralógico, morfológico, estrutural ou textural (assim como a forma, o tamanho, a disposição dos seus grãos e a sua composição de minerais) que ajudem a conhecer onde e quando se formou a rocha. O termo fácies também é usado para o ambiente onde se formou ou transformou a rocha; assim: fácies sedimentar; fácies vulcânico; fácies metamórfico.
Argila         
f.
Substância terrosa, esbranquiçada, formada de sílica e alumina.
Barro.
Fig.
Fragilidade.
(Lat. argilla)

Википедия

Argila

O termo argila corresponde aos minerais que apresentam tamanho inferior a 2 µm em uma rocha. Essa definição granulométrica é uma herança dos estudos petrográficos efetuados pela microscópia óptica no fim do século XIX, quando os cristais que apresentavam tamanho inferior a 2 µm (micrómetro) não podiam ser distinguidos, sendo classificados pela denominação genérica "argila". Hoje, a denominação argila difere em função dos campos de estudo. Assim, em geotecnia, na qual o que interessa é sobretudo o comportamento mecânico dos solos, designa-se argila os materiais de granulometria inferior a 4 µm. Em mineralogia, argila não se refere simplesmente a partículas definidas por um determinado tamanho, mas a certos minerais. O termo é, nesse caso, usado para descrever os filossilicatos, e mais particularmente, aos argilo minerais.